glitter logo - http://www.sparklee.com

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Curiosidades sobre os Vertebrados
Nem todos os animais considerados vertebrados possuem, de fato, vértebras, como, por exemplo, as lampreias e feiticeiras – classificadas como agnatos. Vértebras completamente formadas são encontradas apenas nos gnatostomados – vertebrados com maxilas.

Todos os vertebrados possuem cabeça e crânio circundando o encéfalo, este formado por prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Possuem, também, na fase embrionária, a crista neural – formando estruturas como as cefálicas. São essas peculiaridades que os difere de todos os outros organismos vivos.

O tamanho relativamente grande também é uma característica que pode ser atribuída aos vertebrados – embora existam representantes invertebrados com tamanho considerável.

Este aumento de massa corporal fez com que houvesse uma necessidade da existência de sistemas mais especializados para desempenhar de forma ideal as funções fisiológicas dos organismos.
Fonte: http://www.brasilescola.com/animais/definicao-um-vertebrado.htm





Chicletes na escola não !


O chicletes foi intentado há muito tempo atrás na década de 60, desde então o chicletes é muito consumido no Brasil, principalmente nas escolas. Eu porém sou contra isso, pois o chicletes tem seus beneficios como ajudar na circulação sanguinea, mas porém tem vários malificios como causar gastrite, prejudica os dentes causando cáries, e se muito consumido pode causar diabete devido ao açúcar que ele contém.
Mesmo as pessoas sabendo o que o chicletes pode causar e também sabendo que o chicletes foi proibido por motivos importantes como a higienização nas escolas porque os alunos  com muita frequência colavam chicletes debaixo das carteiras escolares, e faziam sacanagens com seus colegas como por exemplo colar chicletes nos cabelos dos outros, fazer bolinhas e estourar no meio da aula entre muitos outros.
Por isso sou contra o consumo do chicletes nas unidades escolares pois escolas são existentes por um frande motivo: Aprender.

Autora: Kellen Levinski 7º01

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Diga Não ao uso de Sacolas plásticas !


O motivo: o plástico polui – e muito. As sacolas são incapazes de se decompor em curto prazo. Trata-se, portanto, de uma decisão lógica: aboli-las dos supermercados. Parece evidente, mas não é tão simples. Existem divergências ambientais, culturais e políticas sobre como eliminar esse problema. Conheça os argumentos de cada lado.
As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio
ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada
ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1
bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente – o que 
dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. Não há dúvida: é muito lixo. Algumas alternativas estão sendo adotadas. Uma delas, muito popular na Europa e nos Estados Unidos, é o uso de sacolas de pano ou sacos e caixas de papel. Em Nova York, as que levam a inscrição “Eu não sou
uma sacola de plástico” viraram febre.
Em São Francisco, as sacolas de plástico foram banidas. Somente as feitas de produtos derivados do milho ou de papel reciclado podem ser usadas. Outra solução é a cobrança de uma taxa por sacola, como acontece na Irlanda desde 2002. O dinheiro é revertido em projetos ambientais.
No Brasil, a principal alternativa são as sacolas de plástico oxibiodegradáveis. Elas vêm com um aditivo químico que acelera a decomposição em contato com a terra, a luz ou a água. O prazo de degradação é até 100 vezes menor – ou seja, uma sacola leva apenas três anos para desaparecer. O governo do Paraná distribui gratuitamente essas sacolas.
Fonte:http://eticanatural.wordpress.com/





Filme Rio

Rio conta a história de Blu, uma arara azul, vítima da  Bio-Pirataria do Brasil. Quando era apenas um filhote, Blu foi capturado e derrubado, por acidente, em Minnesota, Estados Unidos.Linda, na época apenas uma garotinha, o acha e decide cuidar dele. Eles viram os melhores amigos e Linda cresce para se tornar dona de uma biblioteca. Blu, é o típico animal de estimação mimado, e como foi acolhido pela menina desde pequena, não aprendeu a voar.

Quinze anos depois de Blu aparecer na porta de Linda, Túlio, um cientista carioca, aparece em busca da Arara. Blu é o último macho da espécie, e Túlio tem, engaiolada, a última fêmea da espécie, Jade. Então Túlio requisita, encarecidamente, que Linda vá para o Rio com Blu, a fim de reproduzir os dois e dar uma chance para a espécie. Depois de muito pensar, Linda decide ir para o Brasil com Blu.
Jade é uma Arara selvagem, desconfiada de humanos, e decide fugir. Entretanto, antes de que ela tenha sucesso, as duas Araras são capturadas por contrabandistas e Algemadas juntas. O maior efeito complicador de tudo, é que Blu não sabe voar.
Rio dá ao Rio de Janeiro, palco do filme, uma idéia bem humorada. Tudo acontece no carnaval, onde as mulheres andam com pouca roupa, todo mundo é animado e todo mundo dança. Apesar de o filme ter sido feito por um carioca, ainda estão os mesmo esteriotipos. Brasileiro gosta de dançar, é tudo moreno e usa pouca roupa. Bom, tudo bem, esse esteriotipo vem com um que de “aproveitamos mais a vida que vocês, nos soltamos mais”. Então tudo bem, deu até para perdoar.
E claro que não podia faltar a dificuldade do nosso povo miserável, e a querida favela da rocinha, tudo junto em uma única cena triste.
Mas no final, o que realmente importa é o enredo criativo, que junta um pouco de aventura e perigo com uma boa pitada de romance animal (?). E para quem não conhece o dito rio, é uma boa oportunidade para ver as maravilhas turisticas, como o Cristo Redentor (de prache) e os bondinhos.
Fonte: http://www.algoassim.com.br/rio-filme


Presley a ararinha mais famosa do momento 


Hoje,Presley é um dos 73 exemplares de ararinha que existem no mundo.Ameaçada pelo trafico.
A  espécie foi considerada extinta na natureza em 2000.
Pesquisadores quase não acreditaram, em 2001, quando uma família de nome nunca revelado e com casa em Colorado, nos Estados Unidos, recorreu a veterinários para tratar do macho de ararinha-azul que mantinha domesticado em uma gaiola, apático e debilitado após perder sua companheira. A espécie do animal, Cyanopsitta spixii, havia sido considerada extinta em 2000 e vasculhavam-se remanescentes para aumentar a chance de sobrevivência em cativeiro. Em 2002, o retorno da ave para o Brasil - depois de 25 anos de vida no exterior - virou notícia no mundo.

                                                                         Ararinha Azul

Nome popular: Ararinha azul Nome científicoCyanopsitta spixii.Comprimento: 55 a 57 cm.Peso: 296 a 400 g.Coloração: inteiramente azul, sendo que na cabeça o tom é um pouco mais pálido e nas asas o tom é mais escuro.
Distribuição Geográfica
: Curaçá, cidade ao norte da Bahia.
Habitat
: Mata de galeria da caatinga onde predomina a caraíba (Tabebuia caraíba).
Alimentação
: Sementes de Jatropha sp, Cnidoscolus sp; e frutos de Ziziphus sp eMaytennus sp.
Status
: Considerada EXTINTA na natureza (CITES I). O último exemplar desapareceu em 2000, restando pouco mais de 60 indivíduos criados em cativeiro, sendo a maioria fora do Brasil. Existe um grupo de estudo com esforços internacionais para recuperação da espécie, coordenado pelo IBAMA. Os efeitos positivos do real envolvimento da população local, promovido pelo Projeto Ararinha Azul em Curaça na Bahia (
www.ararinha-azul.vila.bol.com.br ) ainda são efetivos e ao mesmo tempo que se busca o aumento da população em cativeiro, se conserva o habitat específico, visando futuras reintroduções.


Fonte:
Metamorfose das borboletas !

Filo Anelideos

Curiosidades sobre Anelideos



* As sanguessugas produzem uma substância chamada hirudina, que impede a coagulação do sangue. Por isso mesmo foram muito utilizadas no século XIX para provocar sangrias em pessoas com pressão alta. Várias sanguessugas, que podem ingerir várias vezes o seu peso em sangue, eram colocadas sobre o paciente.
* As minhocas atuam como verdadeiros “arados naturais”, construindo galerias subterrâneas, revolvendo o solo e, assim, aumentando sua aeração e a drenagem de água.
* Cresce em todo o mundo a minhocultura, ou criação de minhocas, com a finalidade de produzir humo para a agricultura. O humo de minhocas não tem cheiro forte e pode ser armazenado por vários meses sem perda de qualidade. As minhocas são também utilizadas para a fabricação de rações animais, pois são relativamente ricas em proteínas.

Fonte: http://revistabiologia.wordpress.com/2008/09/24/anelideos/

Filo Artrópoda

Curiosidades sobre Artrópodes !


* O grupo dos artrópodes, é o de maior número de espécies, 75% das espécies viventes.
* Os artrópodes podem habitar diversos ambientes: terrestres, aquáticos e possuem estruturas adaptadas para andar, nadar ou até mesmo voar e alguns vivem debaixo da terra e em copas de árvores, e até mesmo no fundo do mar.
* Você pode perceber que esse grupo é bem diversificado, aparentando formas distintas.
* Mas, como todos os grupos há caracteristicas que permitem reuni-los em um só grupo .


Fonte: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/c12_artropodes/%20c12_artopodes.html

Borboletas








Filo Nematelmintos


Curiosidades sobre Nematelmintos !
*Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Há mais de 10 mil espécies desse tipo de vermes catalogadas, mas cálculos feitos indicam a existência de muitas outras espécies, ainda desconhecidas.
* Ao contrário dos platelmintos, os nematelmintos possuem tubo digestório completo, com boca e ânus. Geralmente têm sexos separados, e as diferenças entre o macho e a fêmea podem ser bem nítidas, como no caso dos principais parasitas humanos. De modo geral o macho é menor do que a fêmea da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho. Esses animais são envolvidos por uma fina e delicada película protetora, que é bem lisa e resistente.

Filo platelmintes


Curiosidades sobre platelmintes !

Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.
Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/platelmintos.php

Filo Moluscos

Curiosidades sobre Moluscos !


-->As lesmas derretem quando jogamos sal nelas pq apesar de pertencerem a classe dos moluscos não possuem uma concha externa pra protegê-las. 
-->Sua pele é muito fina e suscetível à desidratação. 
-->A água morna e o tamanho grande da ostra fazem aumentar o crescimento da nácar produzindo pérolas grandes, que podem atingir o tamanho de uma cereja. 




Filo Equinodermos


Curiosidades sobre Equinodermos !


*Os equinodernos (de forma geral) são pouco usados como alimento; no entanto, habitantes da bacia do Mediterrâneo comem, assadas ou cruas, as gônadas do ouriço-do-mar. 

*Em muitos lugares de nossas praias, quando as águas baixam, podemos ver buracos cavados nas rochas. Esses buracos são chamados locas e são cavados pelos ouriços-do-mar. As locas são usadas como abrigos pelos ouriços, nas quais vivem a maior parte de sua vida.

*O ouriço mais comum das nossas praias é o pindá ou ouriço roxo. É um animal de 10 a 13 centímetros de diâmetro, de cor roxo escuro, quase preto. Apresenta espinhos numerosos e fortes, escuros na base e claros nas extremidades, que forram toda a superfície do corpo.

*
As estrelas-do-mar alimentam-se de moluscos, crustáceos e vermes tubícolas. Algumas alimentam-se de matéria orgânica em suspensão. Animais pequenos e ativos, mesmo peixes, ocasionalmente podem ser capturados pelos pés ambulacrários e pedicelárias e levados à boca.



Fonte:  http://www.colegioweb.com.br/biologia/estreladomar.html

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vermes Parasítas

Curiosidades sobre Vermes Parasitas.

Vermes de corpo achatado, cilíndrico ou dividido em anéis:
Os vermes que serão expostos a seguir, são distribuídos em três filos:  
  • Platelmintos - vermes de corpo achatado, em forma de fita;
  • Nematelmintos - vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades;
  • Anelídeos - vermes de corpo dividido em anéis.
            Apesar de os fósseis dos platelmintos, nematelmintos e anelídeos serem relativamente muito raros, calcula-se que esses animais surgiram provavelmente entre 1 bilhão e 600 milhões de anos atrás.
            Os platelmintos são seres de corpo achatado; daí o nome do grupo: platelmintos (platy = "achatado"; helmintos = "verme"). Esses animais compreendem mais de 15.000 espécies. São principalmente aquáticos, vivendo nos mares, em córregos, lagos e pântanos ou em ambientes terrestres úmidos, arrastando-se no chão sobre um muco que produzem na parte ventral do corpo. Alguns tem vida livre, outros parasitam animais diversos, principalmente vertebrados.
Fonte: http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebados_platelmintos.htm 










Vejam esse vídeo sobre Vermes Parasítas :D

Filo Cnidário

Curiosidades sobre Cnidários
Existem medusas que podem medir de doze milímetros até dois metros de diâmetro, como as do gênero Cyanea, que vivem no oceano Ártico e possuem tentáculos de até trinta metros de comprimento.
No oceano Índico e Pacífico existem medusas chamadas vespas-do-mar que são capazes de matar um ser humano, nas águas brasileiras as medusas não são muito perigosas.
Meio de locomoção da Hydra é dando cambalhotas.
As medusas comem bastante. A Aurelia, por exemplo, uma medusa que é comum em todo mundo, mede cerca de 25 centímetros de diâmetro e é capaz de matar dez filhotes de salmão por hora.











 Fonte: http://cnidarios2007.blogspot.com/2007/09/curiosidades.html

Vejam esse vídeo, é a reprodução de um cnidário :D

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Filo poríferos

Curiosidades sobre poríferos :

  • São chamados de poríferos porque possuem poros na parede do corpo.
  • Os poríferos são encontrados desde a linha do mar até seis mil metros de profundidade.
  • O esqueleto das esponjas são usados como buchas nos banhos. As esponjas demoram muito para crescer, por isso, algumas destas espojas de banho podem ter 50 anos!

    Fonte: http://leandrobrito.br.tripod.com/poriferos.htm 











      






    Veja esse vídeo, é uma reprodução de poríferos :D

     

domingo, 25 de setembro de 2011

Como combater os Fungos

Os fungos podem-se encontrar tanto no interior, como no exterior. Se a contaminação é muito marcada pode provocar alergias similares às ocasionadas pelo pólen.

São difíceis de combater, mas há algumas recomendações que se forem seguidas ao pé da letra servirão de maneira eficaz para exterminá-los e prevenir sua reaparição.

Pessoas que apresentam mais riscos ao ser expostas aos fungos são:

- Crianças,
- Idosos,
- Pessoas com sistema imunitário comprometido,
- Mulheres grávidas,
- Pessoas asmáticas ou com problemas respiratórios,
- Aqueles que padecem de sinusite crônica, tosse, congestão nasal ou dor de garganta.

Procedimentos para eliminá-los:

- Corrigir a zona que apresenta umidade,
- Desinfetar e limpar a área afetada com panos ou papel (não esquecer do uso de luvas),
- Desfazer-se dos materiais que foram utilizados como material de limpeza rapidamente.

Os carpetes não eliminam as esporas mortas. Se apresentam muitos fungos terá que se desfazer deles.

Materiais indicados para a limpeza:

- Detergentes sem amoníacos,
- Pode-se utilizar uma escova dura ou esponja,
- Deve-se enxaguar imediatamente com água abundante,
- Assim que se acaba a limpeza deve-se desinfetar a área com 10% de cloro. Não se devem misturar o amoníaco e o cloro já que esta mistura é muito tóxica,
- Os fungos estarão eliminados após 24 horas. Deve-se deixar descansar a zona toda uma noite e não habitá-la,
- O uso de máscara e luvas é altamente indicado já que durante a limpeza estará em contato direto com os fungos.

Conselhos:

- Assegure-se de que a zona de umidade ficou bem reparada, senão todo o trabalho será em vão e em questão de dias os fungos reaparecerão,
- Os desumificadores que se vendem no mercado são altamente eficazes para combater e prevenir a aparição de ácaros, fungos e mau odor ocasionados pela aparição indesejada destes microorganismos.

Assim que boa limpeza e vamos viver melhor!!!


Chicletes

Chicletes
A origem do hábito de mascar chiclete é controversa. Alguns autores afirmam que o hábito de mascar gomas surgiu entre os índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore denominada chicle com a finalidade de estimular a salivação. Outros, que o hábito surgiu entre os Maias, no México, que mascavam uma goma obtida de um látex que escorria de cortes de uma árvore conhecida como Sapota zapotilla, hábito que os Astecas posteriormente assimilaram. Também na Grécia antiga era comum mastigar a resina de uma árvore chamada mastiche para lavar os dentes e eliminar o mau hálito.
Curiosidades:
-Existe chicletes pra cachorro
-Chicletes também tem a sua contribuição para a saúde
-Mascar chicletes ajuda a limpar os dentes
-Mascar chicletes pode ser bom Para memória e para a inteligência.


domingo, 18 de setembro de 2011

O surgimento das Superbactérias


O uso de medicamentos sem acompanhamento médico ou o abandono do tratamento aos primeiros sinais de melhora estão entre as principais causas das proliferações bacterianas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se não houver um controle rigoroso da utilização de antibióticos a população poderá ficar sem defesa contra as bactérias que causam infecções.

Essas práticas comuns de uso incorreto dos antibióticos fortalecem as bactérias colocando não só o paciente mais toda a população em risco, tornando os antibióticos disponíveis no mercado ineficientes.

As 'superbactérias' são organismos vivos que adquiriram resistências aos antibióticos. O uso inadequado dos antibióticos – sem critério, em dose, período, ou com indicação incorreta – acelera os mecanismos de defesa das bactérias, perdendo a eficiência do medicamento.



Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=278476



Auto-Medicação (perigos,uso do antibiótico)


Perigos da Auto-Medicação e Antibióticos


A automedicação envolve sérios riscos, porque as características de um paciente são únicas e a mesma doença pode se manifestar de maneira diferente nas pessoas. É por isso que é importante o acompanhamento e as avaliações médicas para estabelecer a medicação e a dosagem exatas para combater a bactéria.

Se usado somente quando indicado, o remédio cumpre a função de combater bactérias e fungos, inibindo a ação deles contra infecções. Se há exagero, as bactérias do bem, como as presentes em iogurtes, atuando na defesa do organismo, podem acabar sendo destruídas. O organismo se fragiliza e se torna resistente à maior parte dos medicamentos, comprometendo tratamentos e cirurgias, como a de câncer, por exemplo, levando ao aparecimento de superbactérias.








Fonte: http://www.libertaria.pro.br/antibioticos_intro.htm


quarta-feira, 13 de julho de 2011

As principais viroses

Herpes
hepatite
Variola
Aids
Encefalite
Sarampo
Caxumba
Raiva
Poliomelite
Dengue
Catapora
Febre Amarela
Rubéola.

Como as vacinas são produzidas?

Elas são produzidas e desenvolvidas em cultivo de tecidos humanos e animais como tecidos de rins de macacos e cachorros, embriões de galinhas, órgãos de fetos de abortos, cerébro de coelho 

Importância das Vacinas

O bem mais precioso que possuímos é a saúde, que depende de vários fatores. Dentre eles,a vida moderna nos ensina que um dos mais importantes é a vacinação na infância.A prevenção de doenças desempenha, de fato, um papel fundamental na obtenção de uma saúde perfeita. Afinal, alguns distúrbios comuns e mesmo inofensivos, característicos da infância, quando mal-curados, podem provocar danos irreversíveis.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Importância da higiene das mãos

Quando o assunto é saúde, o melhor e mais barato sempre é a prevenção e uma atitude simples como lavar as mãos pode evitar diversas contaminações.
E um exemplo simples é a correta higienização das mãos após a utilização do banheiro, e antes de realizar qualquer refeição, afinal as nossas mãos são as primeiras a tocar e pegar praticamente tudo o que vemos, fazendo com que as nossas mãos estejam sempre em contato com as mais diversas bactérias que podem fazer algum tipo de mal a nossa saúde.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Lenda Português - Ciências

A descoberta da vacina contra Hepatite B

Há muito tempo atrás, havia um doutor chamado Hepatite Baruch. Hepatite era dono de um laboratório, no qual eram feitas esperiências para a descoberta de vacinas.
Num fim de semana, doutor Hepatite foi viajar com sua família, sofreu um acidente de carro, caindo sobre o rio Itajaiaçu, seus filhos, sua esposa, e o doutor Hepatite Baruch infelizmente vieram a falecer.
Os médicos então, foram examinar os corpos e o sangue dos filhos e da esposa de Hepatite, era diferente dos outros sangues, em vez de vermelho,era amarelo.
Após muito examinar o sangue, da família os médicos constataram que o sangue deles poderia combater uma doença, chamada Hepatite, incurável na época.
Assim foi criada a vacina, contra a doença Hepatite, e esta vacina foi denominada como Hepatite B, em homenagem a família Baruch.



Alunas: Larissa Marcelino e Kellen Levinski 7º01