glitter logo - http://www.sparklee.com

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Diga Não ao uso de Sacolas plásticas !


O motivo: o plástico polui – e muito. As sacolas são incapazes de se decompor em curto prazo. Trata-se, portanto, de uma decisão lógica: aboli-las dos supermercados. Parece evidente, mas não é tão simples. Existem divergências ambientais, culturais e políticas sobre como eliminar esse problema. Conheça os argumentos de cada lado.
As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio
ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada
ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1
bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente – o que 
dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. Não há dúvida: é muito lixo. Algumas alternativas estão sendo adotadas. Uma delas, muito popular na Europa e nos Estados Unidos, é o uso de sacolas de pano ou sacos e caixas de papel. Em Nova York, as que levam a inscrição “Eu não sou
uma sacola de plástico” viraram febre.
Em São Francisco, as sacolas de plástico foram banidas. Somente as feitas de produtos derivados do milho ou de papel reciclado podem ser usadas. Outra solução é a cobrança de uma taxa por sacola, como acontece na Irlanda desde 2002. O dinheiro é revertido em projetos ambientais.
No Brasil, a principal alternativa são as sacolas de plástico oxibiodegradáveis. Elas vêm com um aditivo químico que acelera a decomposição em contato com a terra, a luz ou a água. O prazo de degradação é até 100 vezes menor – ou seja, uma sacola leva apenas três anos para desaparecer. O governo do Paraná distribui gratuitamente essas sacolas.
Fonte:http://eticanatural.wordpress.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário